As 6 Etapas Essenciais De Um Plano De Marketing

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Hoje eu vou falar sobre plano de marketing. A princípio seram 6 etapas completas que você precisa ter no seu plano de marketing para poder executar uma boa estratégia. Além disso, com foco, direção e resultados. Vamos nessa!

Primeiramente, um plano de marketing, é exatamente o que você precisa. Se estiver pensando em crescer seu negócio. É o seu plano de marketing que irá dizer quem é o seu público-alvo. 

Como você irá chegar até eles. A princípio o quê você terá que fazer para garantir que esses clientes continuem comprando sempre seus produtos e serviços. 

Basicamente, será a descrição do seu mercado por exemplo. Seus objetivos e quais os melhores meios para que você consiga usar o marketing para atender aos desejos de seus consumidores.

No entanto, o plano de marketing não precisa ser um documento enorme. Bem como cheio de definições que você nunca irá precisar usar. Ele pode ser simples, mas extremamente eficiente. A estratégia de marketing explica o que você deseja alcançar, quais seus objetivos e metas. 

Portanto é através da definição da estratégia que você entende onde seu negócio se encontra hoje. E onde você pretende chegar por exemplo. Agora o plano de marketing vem somente depois da estratégia. Por isso é importante conhecer a diferença de conceitos.

Porém sem estratégia não existe razão para você gastar seu tempo produzindo um plano de marketing. Ou seja, não faz sentido criar o COMO sem um PORQUÊ.

Nesse sentido o plano de marketing deve dizer como você irá alcançar os objetivos e metas da estratégia de marketing. Ou seja, quais ações de marketing deve investir.

A ordem ideal seria essa:

Retangulo Arredondado 2
  • Objetivo: Aumentar o número de vendas do seu negócio.
  • Estratégia de marketing: Focar em novos segmentos de mercado.
  • Plano de marketing: Desenvolver campanhas de comunicação voltadas para esse novo público
  • Ação de marketing: Criar uma lista de transmissão.

Agora antes de começar seu plano de marketing você precisa: Do planejamento estratégico, especialmente da definição de visão. Bem como uma análise do seu negócio frente ao mercado. Use a Análise SWOT para esse fim. Da análise da concorrência. Da Proposta Única de Valor por exemplo.

Acima de tudo de uma estratégia de posicionamento. Logo depois que você fizer esses passos estará pronto para ir para o plano de marketing.

6 Principais Etapas do Plano de Marketing

batata com frango

O plano de marketing especifica as táticas de marketing. Assim como incluindo objetivos de marketing, definição de persona e mix de marketing. Bem como vamos ver cada uma delas com mais detalhes.

1.Objetivos de Marketing: Todo plano é feito com base na definição de objetivos. Portanto, defina com clareza e objetividade quais são seus objetivos de marketing. Algumas opções mais comuns são: Aumento de vendas, reconhecimento de marca e de brand equity.

Reconhecimento de produtos ou serviços Ampliação atuação online. Você pode usar o princípio da Meta SMART para definir seus objetivos e metas.

2.Perfil do público-alvo: Definição de persona. A persona no seu negócio é uma representação do seu público. Ou seja, o seu cliente ideal. 

Alé disso ela terá todas as características que seu cliente tem: desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial por exemplo. Portanto quanto mais detalhes você tiver, melhor.

Pense em quando compramos um presente para alguém por exemplo. Logo imaginamos todos esses traços para definir qual seria a escolha ideal.

A princípio você deve conhecer sua audiência ainda melhor. Tanto quanto para que ofereça um produto que eles desejam. Ao mesmo tempo que vai realmente ajudá-los a resolver seus problemas. Nesse sentido, quando você conhece cada detalhe do seu público. 

Nesse íterim, fica muito mais fácil oferecer uma solução que realmente faça sentido para eles. Para ter a melhor comunicação possível com sua audiência. Porém, você precisa entrar na mente do seu público, saber como ele pensa, sente e reage. Por isso você precisa identificar a sua persona.

Jornada de Compra da Sua Persona

store

3.Jornada de Compra: Nesta etapa do plano de marketing por exemplo. Você irá desenhar a jornada de compra ideal do seu consumidor. Em seguida irá detalhar quais serão as ações para fazer com que o consumidor passe por todas elas.

Consumidores estão atentos a diversas marcas por exemplo. A princípio chegam até eles através de estratégias de marketing. Nesse sentido impulsionados pela curiosidade. Apesar disso passam a pesquisar as marcas que mais atraem sua atenção.

Perguntando a amigos e familiares. Buscando informações na mídia e até diretamente com a marca. O que faz com que esse processo não seja mais individual, mas sim social.

Primeiro requisito para a ação. É a integração entre meios online e offline. Ao mesmo tempo que estão olhando produtos nas lojas. Os consumidores fazem buscas em seus celulares para obter mais informações. 

Aumentando ainda mais a importância da presença das marcas nos canais mais importantes. As marcas precisam usar o gatilho da curiosidade com seus potenciais consumidores. Para que eles comecem uma conversa com outros consumidores.

Para que o processo de compra continue. A aprovação dos outros é fundamental. E para que a fidelização aconteça e seu consumidor se transforme em um verdadeiro advogado da sua marca. Seu produto ou serviço precisa ser muito mais que satisfatório.

Precisa proporcionar uma experiência diferenciada e surpreendente durante toda a jornada de compra. Por isso você precisa detalhá-la em seu plano de marketing. 

4.Mix de Marketing: Essa é uma das partes mais importantes do seu plano de marketing. É aqui que você define as variáveis que podem ser controladas por você. 

Ou até mesmo pelo departamento de marketing da sua empresa para gerar o desejo de compra na sua audiência. Se você trabalha exclusivamente com produtos, irá definir os 4Ps:

Produto Preço, Praça e Promoção

batata doce recheada

Caso você trabalhe com serviços também. Acrescente mais 3Ps ao seu mix de marketing: Pessoas Processos Prova Física. Você precisa levar em conta as atividades que são relevantes em seu negócio. Lembre-se também de considerar sua estratégia de marketing digital.

Seja qual for sua estratégia de marketing. Foque em se diferenciar dos seus principais concorrentes. Deixe muito claro o porquê sua persona deve preferir sua solução.

5.Plano de ação: Com base nas definições anteriores. Você precisa criar uma lista com 5 a 10 ações de marketing para colocar seus objetivos em prática. Todas essas atividades precisam estar embasadas no seu mix de marketing.

Definido no ponto anterior, para garantir que aquilo que você está colocando em prática está alinhado ao objetivo do seu plano de marketing. Inclusive de marketing digital, evitando desperdícios de recursos.

Detalhe as Atividades do Seu Plano de Marketing

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Detalhe um responsável por cada uma delas. Quais suas expectativas após a realização das ações. E quais as métricas para avaliar o ROI. Não deixe de listar ações alternativas.

Pois como o mercado está cada vez mais dinâmico, mudanças e imprevistos podem acontecer de uma hora para outra. Aumentando a necessidade de um plano de marketing flexível. Especialmente se você está começando agora.

6.Controle de orçamento e definição de métricas: Você precisa definir, com antecedência, os valores. Ou seja, quanto deseja gastar nas ações prioritárias do seu plano de marketing no período de um ano. 

Ter um orçamento definido irá garantir que você não ultrapasse os investimentos. Com isso, prevenir prejuízos para o seu negócio.

Além do orçamento. Estabeleça prazos de duração para todas as ações. E o custo estimado de cada uma delas. Documente tudo que for possível. No entanto, se você controla, fica mais fácil avaliar os resultados. 

Para controlar a eficiência do seu plano de marketing. Tenha metas claras e KPIs bem definidas.

Nesse sentido o plano de marketing nunca acaba. E está em constante mudança, exigindo que você revise e atualize sempre que necessário. Para se manter no caminho do crescimento exponencial. Muito bem, esse foi o nosso conteúdo de hoje sobre plano de marketing.

Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, lembra de deixar seu comentário abaixo. E compartilhar com seus colegas também.

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Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

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