O Que Faz Um Social Media

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Hoje vamos falar o que faz um social media. O social media pode fazer muitos papéis em uma empresa. Desde os mais operacionais até os mais estratégicos.

As mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo essa multiplicidade já que é preciso se adaptar rapidamente para se manter relevante.

Mesmo que não vá resolver os problemas por si próprio. Porém o social media está na linha de frente. Para muitos clientes, ele é o contato direto com a empresa. Mesmo quando existem outros canais de suporte.

O monitoramento dessas interações toma boa parte do dia do profissional. Que por sua vez precisa compreender o problema, e acionar a área responsável por resolvê-lo. Em seguida oferecer uma resposta.

E não demora muito para responder a mensagem direta. Porque essa resposta rapidamente pode virar uma avaliação de uma estrela por parte do usuário. Deixando de fazer isso, vai ser bem mais difícil resolver os problemas.

Cuidando Das Mídia Sociais

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Você pode postar diretamente nas redes sociais. Ou usar algumas ferramentas de postagens. Porém o fato é que vai ter que postar, o que e quando postar. Nesse sentido vai depender da estratégia da empresa.

Porém é importante manter uma rotina. O ideal é alinhar um cronograma com o responsável pela criação dos conteúdos. Isso se não for você mesmo que cria. Para que o profissional possa separar uma faixa de horários específicos para essa atividade.

A partir daí ele tem tempo pra pensar no copy de cada uma das redes sociais. E, é importante lembrar sempre de usar a voz da empresa.

Para não deixar que o seu humor do dia afete a sua postagem. O profissional de social media precisa cada vez mais ter a capacidade de produzir conteúdo especializado.

Por exemplo; vídeos, gifs, stories curtos, enfim. Ele tem que saber o que funciona melhor em cada mídia.

Em geral, essa é uma função que demanda mais tempo, planejamento e integração com as outras áreas do marketing. Porém nada te impede de botar a mão na massa e criar por si próprio.

Usando plataformas profissionais por exemplo. Esse trabalho é especialmente útil no início das ações nas redes sociais. É quando a empresa não tem muitos recursos.

Possibilidade de Trabalhar em Home Office

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Uma das vantagems dessa área, é a possibilidade de poder trabalhar de casa. Porém, mesmo que seja um trabalho fora da empresa. Você precisa cumprir um horário estabelecido pela empresa contratante.

Porém, tem sim muitas vantagem de trabalhar de casa com social media. Uma delas é que você está em casa, deve ter um ambiente agradável. Não tem seu chefe ali o tempo todo colocando pressão em você.

Porém, não deixa de ser cansativo. Pra quem pensa que trabalhar de casa, sem ninguém pra encher o saco. Que isso vai ser molesa, portanto não é bem assim viu.

A maioria das empresas que contrata por home office. Sempre determinam metas para o funcionário cumprir.

Mantenha Suas Redes Sociais Sempre Atualizadas

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Como é importante manter uma constância de postagens. Ás vezes a gente não consegue produzir conteúdo no mesmo ritmo. Então, a saída é oferecer conteúdo relevante produzido e publicado por terceiros. 

Isso, no futuro, pode até gerar grandes parceria. Como a produção de materiais em co-marketing por exemplo. As próprias redes sociais oferecem hoje ferramentas próprias de análise. Facilitando muito a vida do profissional de social media.

 Além disso, você pode usar diversas plataformas específicas para fazer essas análises. As avaliações devem ser diárias. Para pegar aqueles posts mais fora da curva tanto positivamente quanto negativamente.

E também semanais e mensais. Para comparar o engajamento em períodos semelhantes. Analisar é fundamental para definir o planejamento e a estratégia nas redes sociais da empresa. 

Criar uma estratégia, um planejamento, é essencial para que a empresa mantenha um posicionamento constante nesse meio. Por isso, o profissional deve manter uma estratégia e um planejamento para cada uma das redes sociais.

Nesse sentido, buscando ficar alinhado sempre com o objetivo da empresa. Pode ser construir a sua base de Leads, enfim. Depende muito do que a empresa quer das redes sociais.

É importante também manter um calendário de postagens e conteúdos. Para que você possa se manter alinhado ao seu planejamento.

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Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

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